segunda-feira, 18 de março de 2013

Atividades Tema Permanecei em Lugares Santos II

Outra Atividade muito linda... e um ensinamento muito importante!
 
Jogos Ficando Livre das Fofocas
Visão Geral da Atividade
Como grupo, leiam I Timóteo 5:13: “E além disso, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém”. Pergunte aos jovens, “Vocês veem este tipo de coisa acontecendo em sua volta? Por que é prejudicial?”. Faça um breve debate dos efeitos da fofoca e por que o Senhor não nos quer fazendo parte disto. Pergunte, “Como vocês podem ser um exemplo quando alguém começar a fofocar?”.
Objeto de Lição sobre Fofoca: Peça para 5 ou 6 jovens formarem uma fila de frente para o resto do grupo. Diga à primeira pessoa da fila que lhe dará um punhado de glitter. Diga-lhe que, se for bem cuidadosa com ele, e se chegar até o fim da fila sem derramar, vai dar-lhe R$ 20,00. Então, deixe-a começar a passar o glitter. À medida que o glitter for passado de mãos para mãos, na fila, ele vai grudar em cada mão e uma parte cairá pelo chão. Diga à primeira pessoa na fila que, se ela puder recuperar cada partícula de glitter, ela ainda ganhará os R$ 20,00. Com glitter em todas as mãos e espalhado pelo chão, ela decidirá que isso é impossível. Fale sobre como a fofoca é desta maneira. Mesmo que sejamos muito cuidadosos sobre o que dizemos e para quem dizemos, logo que algo sai da nossa boca, nós realmente não podemos controlar para onde irá ou onde se derramará e fará uma bagunça. Assim como o glitter, é muito difícil limpar e recuperar todos os efeitos que nossa fofoca terá.
Jogo Fofoca Molhada (deve ser jogado ao ar livre): Forme dois times e instrua-os a formar uma fila com um time de frente para o outro. No início de cada fila há um balde com água. No fim de cada fila há um balde vazio, do mesmo tamanho. Dê a cada membro de cada equipe um copo de papel. A primeira pessoa da fila enche seu copo com a água do balde e derrama a água no copo do membro da equipe que está atrás dela. Não pode virar-se para fazer isto – deve ser virado sobre a sua cabeça para o próximo copo (não pode olhar onde está colocando). O membro do time atrás dele pega quanta água conseguir e passa para quem estiver atrás, da mesma forma, e, assim, sucessivamente. Quando a água alcançar a última pessoa da fila, ele deve derramá-la no balde vazio (sobre sua cabeça, sem olhar).
Isto continua até que o balde da frente fique vazio. Coloque um tempo limite no jogo. Quando o tempo acabar, compare os baldes do fim da fila de cada time. O time que tiver conseguido encher mais o balde, vence.
Após o jogo, pergunte se alguém pode ver uma conexão entre o jogo e a fofoca. Deixe um dos jovens responder a esta pergunta. (A água representa a fofoca – como o glitter, uma vez que seja passada adiante, nunca saberemos onde derramará e quem ficará encharcado por causa dela.) Desafie os jovens a ser um bom exemplo na maneira como lidam com a fofoca ao seu redor.
 
Em breve tenho mais!! Bjus Pri! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário